sábado, 29 de maio de 2010

Utilização dos TICs

As Tecnologias de Informação e Comunicação, conhecida com a abreviação de TICs, são um conjunto de recursos tecnológicos, que surgiram graças a vários avanços tecnológicos da informação e comunicação, nesta perspectiva, Lévy(1999), ressalta que:
“Atualmente, a maior parte dos programas computacionais desempenham um papel de tecnologia intelectual, ou seja, eles reorganizam, de uma forma ou de outra, a visão de mundo de seus usuários e modificam seus reflexos mentais. As redes informáticas modificam circuitos de comunicação e de decisão nas organizações. Na medida em que a informatização avança, certas funções são eliminadas, novas habilidades aparecem, a ecologia cognitiva se transforma. O que equivale a dizer que engenheiros do conhecimento e promotores da evolução sociotécnica das organizações serão tão necessários quanto especialistas em máquinas”.
Os TICs estão presentes nos meios de informação e comunicação, tais como: telefonia, internet, software, entre outros.
Nesta perspectiva, os TICs irão auxiliar o Ensino de Geografia, na medida fornecerá novos recursos para serem utilizados nas aulas de geografia, como: blog's, e-mail, datashow e outros recursos midiáticos, que poderão trazer uma nova forma de interação entre professor e aluno, além de motivar os alunos com o uso de novas tecnologias, que já se fazem presentes no cotidiano de nossos alunos.
Bibliografia:
Tecnologia da Informação e Comunicação. Disponível em:< http://imasters.uol.com.br/artigo/4412/tecnologia/tecnologia_da_informacao_e_comunicacao>. Acesso em: 28 de maio de 2010

SIMON, Imre. A Universidade diante das novas tecnologias de informação e comunicação. Disponível em:< http://www.ime.usp.br/~is/papir/opiniao.html>. Acesso em: 21 de mai. 2010.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial